quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O homem sem artifício

Do álbum "A mecânica do coração" (La mécanique du coeur, 2007) da banda francesa Dionysos, baseado no romance homônimo do vocalista Mathias Malzieu.

Por ser parte de um conto, um álbum-romance, O homem sem artifício conta a situação de Jack, um homem que nasceu no dia mais frio do mundo, tendo um coração gelado, incapaz de bater normalmente. Ele é salvo, então, pela doutora Madeleine, que se ocupará dele como que de um filho, e que põe um relógio no lugar de seu coração, para que as batidas, ajustadas, possam fazer Jack viver. 

Mas Jack encontrará pessoas, paisagens, imagens, enfim, em Andalousia, "o reino onde as mulheres olham direto nos olhos, sem óculos ou outro "'trucage'". E isto ameaçará seu coração de "homem-artifício"...





   
Eu sou apenas um artifício humano
Em viagem a Andalousia
O reino onde as paisagens se desenham como spaghettis westerns
Conta-se que nos Estados Unidos um vale morreu de ciúmes
De Andalousia e de seus spaghettis westerns

Andalousia, o reino onde as mulheres olham
Direto nos olhos
O sol
Sem óculos ou outro fingimento

...Direto nos olhos...

Eu sou apenas um fingimento humano
Que queria se tornar um homem de minha idade, sem artifício
O truque perfeito seria
Ser considerado um homem
Um verdadeiro, um grande, um ser humano, de minha idade

...Um humano sem artifício...

Eu sou apenas um truque humano
Eu cruzei, no meu caminho,
Com um humano sem artifício
Que sonhava com isto dia e noite:
Tornar-se um

No entanto, é ele quem me dá, ainda hoje,
A força e a vontade de permanecer, hoje, entre os outros humanos
Ainda e ainda eu agradeço a ele e aqueles que como ele
Laceram os céus com mil fogos sem artifício
Que desliza em uma cama um olhar

Que te bate no ombro, e diz: “vai”:

- Vai, salta, sobe, escala até teu coração!
Salva-te!
Não tenhas medo.
Escancara, meu pequeno!
É tempo de engolir um enorme sopro de ar fresco!

Andalousia
Anda anda
Andalousia
Anda anda
Andalousia
Anda anda...




Nenhum comentário:

Postar um comentário